Siga-nos:

joomla vector social icons

6ª Jornada do Moçambola

Opinião

Basquetebol

Notícias

Editorial

Retrovisor

Árbitro, expulsões e Willard colocam Ferroviário em risco

César Langa, nosso enviado especial a Kinshasa

Fotos de Marcus Mbumba

Numa tarde em que o guarda-redes Willard foi infeliz, ao sofrer golos esquisitos, o pânico que se instalou no Tata RapfaelStadiun, com a explosão de gás lacrimogénio nas bancadas, juntaram-se ao mau trabalho do trio equatoriano de arbitragem para propiciar a derrota do Ferroviário da Beira por 3-0, frente ao AS Vita Clube de Kinshasa, a contar para a primeira mão dos dezasseis-avos-de-final da Taça CAF.  

A história do jogo começa a desenhar-se logo ao primeiro minuto (estavam jogados cinco segundos), quando num remate de fora da área de grande penalidade, o guarda-redes Willard defende de forma incompleta, permitindo a recarga do extremo esquerdo Mubele, que levou a bola para o fundo das malhas. O nervosismo apossou-se, de imediato, dos “locomotivas” da capital provincial de Sofala. É que, não tendo havido chance de se reconhecer o posicionamento da turma contrária, o representante moçambicano já estava sob tremendas hostilidades.

Lucas Barrarijo fez de tudo para repor a calma aos seus jogadores, mas sem sucesso, pois, três minutos depois do golo, o perigo volta a instalar-se na baliza de Willard. Da parte do Ferroviário, as jogadas não têm o seguimento que seria de desejar. No miolo do terreno, Paíto não consegue estancar as jogadas ofensivas, na qualidade de trinco, permitindo que os centraisCufa e Mambucho fossem chamados a um aturado trabalho defensivo e expostos ao cometimento de muitos erros, tal era a forma solta com que os donos da casa se apresentavam no jogo, galvanizados pelo seu ruidoso público, que lotava por completo o Tata RapfaelStadiun.

Mas, o desenrolar do jogo mostrou e provou que o Ferroviário da Beira não ficava a dever muito ao AS VitaClub. Ou seja, não havia nenhum lobo diante de algum cordeiro. Eram duas equipas que estavam frente-a-frente, para discutir o jogo em igualdade de circunstância. E se o perigo pairava com frequência dos “locomotivas”, tal se devia à falta de crença na possibilidade de sair de Kinshasa com um resultado que, mesmo não sendo de todo favorável, pudesse conferir algum conforto na abordagem da partida de segunda mão, na Cidade da Beira.

Aos 16 minutos, de forma inadmissível para a sua carreira, Willard joga a bola com as mão fora da área de grande penalidade, mas valeu a falta de destreza do executante, que levou a bola para fora das quatro linhas.

Foi à passagem dos primeiros 20 minutos que os comandados de Lucas Barrarijo chegaram com algum perigo à baliza de Lukone, ganhando um pontapé de canto, mas que não resulta em perigo, devido à falta de convicção, na hora de execução do lance.

O lado direito do AS Vita passa a ser preferencial para a organização de missões ofensivas, aproveitando-se das tremedeiras do lateral esquerdo Edson, que se viu e se desejou para controlar a movimentação do extremo Luvumba.

Quando se caminhava para o intervalo, instalou-se um silêncio no estádio, pois o Ferroviário encontrou-se consigo mesmo e remeteu a turma da casa a tarefas defensivas, trazendo a nu os defeitos de marcação. Faltou o remate no último terço do terreno, facto que contrastava com a postura do AS Vita, que, mal atravessasse o linha divisória, mandava tiros para a baliza de Willard.

0
0
0
s2sdefault
2final.gif

Classificação do Moçambola 2018

Equipas
J V E D GM GS P
1 U.D. Songo 6 4 1 1 8 6 13
2 F. de Maputo 6 4 0 2 9 6 12
3 Clube de Chibuto 6 3 2 1 12 5 11
4 Liga Desportiva 6 3 2 1 6 4 11
5 F. da Beira 6 2 4 0 10 4 10
6 F. de Nampula 6 2 3 1 7 4 9
7 Textáfrica de Chimoio 6 2 3 1 8 8 9
8 Costa do Sol 6 2 2 2 5 3 8
9 F. de Nacala 6 2 1 3 5 7 7
10 1º De Maio 6 2 1 3 6 9 7
11 Incomáti de Xinavane 6 1 3 2 2 3 6
12 D. Nacala 6 1 2 3 3 4 5
13 Maxaquene 6 1 2 3 6 8 5
14 UP de Manica 6 1 2 3 3 6 5
15 ENH de Vilankulo 6 1 2 3 3 8 5
16 Sporting de Nampula 6 1 2 3 4 12 5
Votacao
BNIfinal.gif
1final.gif

Prémio Desafio

publicidade.gif

Sondagem

O que acha do site?

Quem está online?

Temos 177 visitantes e sem membros em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador