Nacional de juniores retornou após jejum de uma temporada

Num país em que se clama por uma maior atenção e desenvolvimento nas camadas de formação para garantir um futuro próspero, deu-se ao luxo de não disputar os campeonatos de juniores e de juvenis em 2013, alegadamente porque os clubes não apresentaram os seus representantes.

Este ano, já fora do período escolar, arrancou o campeonato de juniores, com apenas oito equipas, depois da confirmação de onze, no entanto, a última hora, desistiram os representantes da Zambézia (Califórnia de Quelimane), Cabo Delgado (Desportivo de Pemba) e de Inhambane (Centro Juvenil da Maxixe), alegando falta de meios para suportar o alojamento e alimentação.

No sorteio da prova que teve lugar na manhã de sábado passado ficou decidido que a primeira série (A) comporta as equipas do Ferroviário de Maputo, Desportivo do Maputo (Cidade de Maputo), Magika FC (Província de Maputo) e Chibuto (Gaza), enquanto a série B é composta pelas equipas do Atlético FC (Beira), Costa do Sol (Cidade de Maputo), HCB de Songo (Tete) e Vilankulo FC (Inhambane).

A direcção da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu que os jogos para encontrar as duas equipas (primeira de cada série) que vão disputar a final do próximo sábado (13 de Dezembro) vão ser disputados em dois campos, designadamente o Estádio da Machava e Costa do Sol.

JOGOS DE AMANHÃ MARCADOS HOJE

Os jogos a serem dirimidos amanhã (terça-feira) vão ser marcados na tarde hoje, depois da realização dos referentes à segunda jornada e de acordo com a FMF serão em função dos resultados das partidas de mais logo.

O Estádio da Machava, quando forem 13:30 horas, vai acolher o Magika FC-Ferroviário de Maputo da série A, enquanto as 15:15 horas, a equipa do HCB de Songo jogará com a de Vilankulo para a série B. Ainda hoje, no campo do Costa do Sol, o Desportivo do Maputo defronta o Chibuto, a contar para série A, às 13:30, sendo que no segundo jogo, o Atlético FC medirá forças com os donos da casa (Costa do Sol).

A organização definiu que a quarta-feira fica reservada ao descanso da competição, que retornará no dia seguinte (quinta-feira) com jogos de cruzamento, ou seja, com os primeiro classificados a defrontar os segundos dos dois grupos para encontrar os finalistas de sábado próximo.

NACIONAL DE JUVENIS SEM REPRESENTANTES DA CAPITAL DO PAÍS

Por outro lado, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) enviou uma carta à FMF informando a indisponibilidade das equipas de Maputo em participar no campeonato nacional de juvenis a ter lugar em Vilankulo, de 13 a 20 do corrente mês. A associação da capital refere no seu ofício que os seus clubes alegaram falta de definição atempada do local para a realização da prova, uma vez que anteriormente estava marcada para a cidade de Chimoio.

Meses depois dessa definição por parte do órgão máximo do futebol nacional, a última da hora, a Associação Provincial de Futebol de Manica (APFM) informou sobre a desistência em acolher a prova e, deste modo, a associação de Inhambane, que sempre foi indicada como segunda alternativa, avançou para a candidatura, que foi aceite pela FMF, tendo em conta as condições oferecidas às equipas participantes na referida prova.

Por essa troca, os clubes de Maputo acharam que não lhes era conveniente, alegando que tal foi tardiamente anunciada e decidiram por não se fazerem presentes no Nacional de Juvenis, que em 2012, último ano de disputa, teve como vencedor a equipa do Ferroviário de Maputo.

Além das equipas de Maputo, chegam-nos informações segundo as quais, o Sporting da Beira, representante de Sofala, possa não estar em condições financeiras para deslocar-se a Vilankulo, situação que deverá ser confirmada nos próximos dias.

Nesse mar de dúvidas e desistência, a Província de Inhambane, nesta prova, far-se-á representar por três equipas, nomeadamente Mucucune FC, Ferroviário de Inhambane e Pohn FC de Vilankulo, que já confirmaram presença.

ESCALONAMENTO POR SÉRIES

A

Fer. Maputo

Desportivo do Maputo

Clube do Chibuto

Magika FC

B

Costa do Sol

HCB de Songo

Vilankulo FC

Atlético da Beira

FMF E CLUBES MANIFESTAM VONTADE

Final pode ser no Zimpeto

Na reunião que antecedeu o arranque do campeonato de juniores da presente edição, os clubes e FMF discutiram o local para a realização da final do próximo sábado e foram unânimes na possibilidade desta realizar-se no Estádio Nacional do Zimpeto, mas esta vontade ainda carece de procedimentos que vão iniciar-se hoje, junto aos gestores daquele palco futebolístico.

Esta vontade manifestada pelos presentes no encontro é referida como um estímulo aos atletas que vão disputar a final, mas também poderá de ser um marco na sua carreira por pisarem, pela primeira vez, o relvado do melhor recinto futebolistico do país, edificado após a independência nacional.