Connect with us

Sem categoria

Uma Estrela que pode brilhar mais!

Uma Estrela que pode brilhar mais!

A nossa convidada de hoje é uma guerreira que orgulha a mulher moçambicana na luta pela igualdade do género na nossa sociedade. Ela é nada mais nada menos que Estrela Botão Fernandes Gonçalves, quinta sorte dos seis filhos (cinco mulheres e um homem) do casal Agostinho Fernandes Gonçalves e Maria de Lourdes Botão Gonçalves, ambos já falecidos.

Na verdade, ela não só é funcionária pública afecta à Direccão Provincial da Juventude e Desportos de Tete, onde é responsável pela Área da Alta Competição e Infra-Estruturas, como também, a partir de princípios do ano 2005, ousou invadir a arbitragem de futebol, uma área que no nosso país até um passado não muito distante era reservada quase que exclusivamente aos homens.

Hoje, Estrela Gonçalves, que já foi juíza internacional, ostenta a categoria de Árbitra de Primeira Nacional, com a esperança de voltar a constar da lista de árbitros internacionais, onde esteve durante três anos, prestando serviços na Suazilândia, África do Sul e Zâmbia, havendo a lembrar que é a primeira mulher moçambicana na arbitragem a ombrear com homens na Divisão de Honra e no Moçambola.

Por: Reginaldo Cumbana
Fotos da entrevistada
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in Sem categoria