Connect with us

COSAFA

Das lições do “prof” Matine ao pódio no torneio COSAfA

Das lições do “prof” Matine ao pódio no torneio COSAfA

Moçambique ganhou respeito, dignidade, soube impor-se e tornou-se vice-campeã da África Austral, após perder na final para a Zâmbia por 2-0, no Torneio Sub-17 do bloco dos países do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que teve lugar na cidade de Blantyre, Malawi, de 11 a 20 de Outubro do ano corrente.

Tudo isto não foi obra de mero acaso. Coincidência ou não, o facto é que o engenheiro desta faça-nha tem nome: Victor José Matine, ou melhor, Professor Matine. Sim, Matine alcançou o feito de Marti-nho Fernandes, outro professor, que em 1994 cometeu a proeza de conduzir a selecção da categoria à conquista de uma medalha de prata e uma honrosa presença no Campeonato Africano das Nações (CAN). Coincidência ou não, o certo é que dois professores fo-ram responsáveis por acto notável que resgatou alguma confiança e auto-estima do futebol nacional. É obra!

No ano passado, quando assumiu o comando técnico da Selecção Sub-20, Matine e os seus adjuntos terminaram a fase de grupos na segunda posição com cinco pontos, num grupo liderado pela Zâmbia. O combinado nacional só não chegou às meiasfinais porque dependia de terceiros. O desempenho dos Mambinhas foi um indicador claro que algo estava sendo feito e que havia algum caminho por percorrer.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA
FOTOS dA COSAFA
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in COSAFA