Connect with us

CAF

CAF DÁ TOLERÂNCIA ZERO A CAMPOS INAPROPRIADOS

CAF DÁ TOLERÂNCIA ZERO A CAMPOS INAPROPRIADOS

A Selecção Nacional de futebol, que está inserida no Grupo “D” da fase de qualificação ao Mundial-2022 no Qatar, juntamente com as congéneres dos Camarões, Costa do Marfim e Malawi, pode correr o risco de não disputar as eliminatórias de acesso ao Mundial nos seus países de origem, caso não tenham os seus campos nas condições exigidas pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade que gere o futebol a nível do continente. Esta medida é extensiva a todos os filiados da CAF.

Este dado tornou-se público através de uma circular emitida no dia 11 do mês corrente às federações de futebol, após a reunião do Comité Executivo da CAF realizada no passado dia 2 de Fevereiro em Rabat, Marrocos.

Nesse encontro, a CAF deu o total apoio a uma directiva segundo a qual apenas estádios de alto nível serão aprovados para uso pelas associações-membro nos próximos jogos de qualificação para o Mundial do Qatar-2022.

Por conseguinte, foi tomada a decisão de iniciar um projecto de visitas de inspecção de estádios em todo o continente que irá iniciar a 1 de Março a 15 de Abril, no qual uma equipa seleccionada de inspectores de estádios CAF altamente qualificada, acompanhados de lendas do futebol, realizará inspecções nos estádios propostos para uso durante as eliminatórias.

Garantir que as equipas nacionais tenham infra-estruturas apropriadas que atendam aos critérios estabelecidos para as eliminatórias africanas do Campeonato do Mundo da FIFA Qatar-2022 e que joguem as suas competições da FIFA e CAF em estádios aprovados pela CAF e garantir que as equipas nacionais tenham instalações de treino adequadas, constitui um dos vários objectivos desta iniciativa que já foi decretada por tolerância zero.

– A CAF identificou os principais pontos que serão considerados como requisitos importantes para que um estádio seja aprovado para a competição. Quando o estádio de um país não cumprir com os requisitos estabelecidos, a sua equipa nacional poderá ser solicitada a disputar os seus jogos num estádio aprovado em outro país. Além disso, vários requisitos secundários serão listados. Estes serão considerados obrigatórios, mas no caso de não conformidade, o estádio poderá ser temporariamente aprovado, contudo, recomendações específicas e um prazo serão fornecidos às associações membro para implementar os requisitos ausentes, lê se na circular.O cumprimento das medidas impostas pela CAF pretende garantir com que o uso de estádios que respondam aos requisitos permitam que os jogadores e adeptos possam disfrutar dos jogos nas melhores condições e conforto.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA
Fotos de Arquivo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in CAF