Connect with us

BASQUETEBOL

MOÇAMBIQUE TEVE A MAIORSUBIDA NO “RANKING” DA FIBA

MOÇAMBIQUE TEVE A MAIORSUBIDA NO “RANKING” DA FIBA

A Selecção Nacional sénior feminina teve a maior subida no “ranking” mundial da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), não obstante ter falhado o acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Foram sete lugares alcançados, encontrando-se agora na 36.ª posição, sendo a terceira melhor selecção africana depois da pode-rosíssima Nigéria, em 14.º posto, e Senegal (28.º).

Nenhuma outra selecção no mundo teve uma subida soberba quanto a do combinado nacional. A segunda maior foi a da Nigéria, que subiu três degraus, estando na 14.ª posição, depois seguem-se a Bélgica e Suécia, ambas com dois degraus, e Porto Rico, com apenas um. Angola e Mali completam o top-5 das melhores equipas africa-nas, 41.ª e 45.ª posições, respecti-vamente.

EUA, que esteve no grupo de Moçambique no Torneio Pré-Olímpico Mundial em Belgrado (Sérvia), manteve-se no primeiro lugar, enquanto a Sérvia quedou–se para a oitava posição.

Entretanto, Moçambique desembarcou na tarde da última quarta-feira em Maputo, ido de Belgrado (Sérvia), onde participou no Torneio Pré-Olímpico Mundial; e com ela chegaram também malas cheias de experiência e anseios para a utópica peregrinação do de-senvolvimento da modalidade.

Tanto os dirigentes, assim como a equipa técnica e atletas são unânimes na hora de fazer o rescaldo: foi um aprendizado para melhores prestações nos próximos eventos e revitalizar a modalidade de bola ao cesto a todos níveis.

As “Samurais”, recorde-se, falharam o acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, após que-darem-se em último lugar a nível do Grupo “A”, que se disputou em Belgrado entre os dias 6 e 9 do corrente mês.

Na primeira jornada, diante da Nigéria, no jogo em que se depositava o sonho da inédita qualificação às olimpíadas, Moçambique perdeu por 85-51. Depois seguiu-se a derrota frente aos EUA por 124-49, para depois despedir-se do torneio frente à anfitriã Sérvia, com mais uma derrota (76-48).

Por: Deanof PotomPuanha
Fotos da FIBA.com

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in BASQUETEBOL