Connect with us

QUE A TERRA TE SEJA LEVE, KALUNGANO!

O céu ganhou mais uma estrela com a morte de Marcelino dos Santos, ocorrida na terça-feira, dia 11 do mês corrente, aos 90 anos. Nascido em Lumbo, Ilha de Moçambique,no dia 20 de Maiode1929, Kalungano ou Lilinho Micaia, pseudónimos que usou nos tempos férteis de bucólica inspiração que desaguava na poesia de combate, foi um político moçambicano, membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique, onde chegou a vice-presidente.

Depois daindependência, foi o primeiro-ministro da Planificação e Desenvolvimento, cargo que deixou em 1977 com a constituição do primeiro Parlamentodo país (nessa altura designado Assembleia Popular), do qual foi presidente até à realização das primeiras eleições multipartidárias em 1994.

Com os seus dois pseudónimos, tem poemas seus publicados no Brado Africanoe duasanto-logias publicadas pela Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa. Já com o seu nome oficial, tem um único livro publicado pela Associação dos Escritores Moçambicanos em 1987, intitulado “Canto do Amor Natural”.

Mas deixem-nos falar, já a seguir, do lado desportivo do político e poeta.

Por: Reginaldo Cumbana
Fotos do arquivo

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in REPORTAGEM