Connect with us

REPORTAGEM

PRORROGAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA AUMENTA INCERTEZAS NO BASQUETEBOL

A prorrogação pela segunda vez do estado de emergência a 28 de Maio pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, por força da propagação da pandemia da Covid-19 no nosso país está a aumentar incertezas no calendário basquetebolístico nacional referente ao ano 2020.

Segundo o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Roque Sebastião, com a evolução da pandemia no nosso país, em particular, e no mundo, em geral, aquele organismo desenhou vários planos de retoma das competições, sendo de destacar três cenários, nomeadamente, o primeiro: que prevê o reatamento da temporada em Julho. O segundo seria a retoma em Agosto, devendo culminar com a realização da Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB) em seniores masculinos em Setembro, prova que teria lugar nas cidades de Maputo e Beira. Assim, segundo o presidente da FMB, o Campeonato Nacional sénior feminino teria lugar entre Outubro e Novembro. Com efeito, os “Nacionais” de juniores e juvenis disputar-se-iam em Janeiro de 2021. O terceiro cenário seria a recalendarização da temporada, tendo em conta as incertezas que a Covid-19 está a gerar.

– “Infelizmente as coisas não têm sido fáceis para o desporto. A FMB tem vindo a desenhar os cenários, mas o tempo está a ficar cada vez mais apertado. Assim, esperamos retomar em Julho e entre Agosto e Setembro teríamos a Liga Moçambicana de Basquetebol. Se isso acontecer então teríamos espaço para o “Nacional” feminino em Novembro, e campeonatos de juniores e juvenis em Janeiro”, vaticina o presidente da FMB. 

Por: SÉRGIO MACUÁCUA
Fotos de Arquivo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in REPORTAGEM