Connect with us

REPORTAGEM

ESTREIA OLÍMPICA FOI HÁ 40 ANOS

ESTREIA OLÍMPICA FOI HÁ 40 ANOS

Este domingo (19 de Julho) assinala-se a passagem de 40 anos (1980-2020) depois que Moçambique desfilou, pela primeira vez, por ocasião de abertura dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Os Jogos Olímpicos de Moscovo foram da mudança porque pela primeira vez tiveram lugar num país socialista, a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), por sinal um país que esteve ao lado de Moçambique na luta pela Independência Nacional, assim como após a liberdade. E 40 anos depois são, hoje, lembrados em desafio memórias.

Na tarde do dia 19 de Julho de 1980 três países africanos destacavam-se no lote dos que entravam pela primeira vez em contacto com o mundo olímpico. Tratava-se de Moçambique e Angola, países que cinco anos antes haviam conquistado a Independência, e Zimbabwe (tornara-se independente três meses antes), que se juntaram à festa, que para este último país teve sabor especial por conta da conquista da medalha de ouro no hóquei feminino.

Os jogos, conquistados pela ex- -URSS, tiveram o boicote dos Estados Unidos da América e de mais 65 países como forma de protesto contra a invasão soviética do Afeganistão a 27 de Dezembro de 1979. 

Por: Atanasio Zandamela
Fotos de Arquivo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in REPORTAGEM