Connect with us

REPORTAGEM

“AFRICANISTAS” INICIAM HOJE TESTAGEM DA COVID-19 A UMA SEMANA DO REGRESSO AOS TREINOS

“AFRICANISTAS” INICIAM HOJE TESTAGEM DA COVID-19 A UMA SEMANA DO REGRESSO AOS TREINOS

Aequipa sénior masculina de basquetebol do Ferroviário de Maputo inicia oficialmente hoje, segunda-feira, a preparação para a sua participação, em Dezembro, na fase final do Basketball Africa League (BAL), evento continental que se estreia nos actuais moldes e que em princípio deverá realizar-se no Ruanda. Os campeões nacionais, lembre-se, conquistaram no ano passado este direito de participar na prestigiada liga africana como a terceira melhor equipa, atrás do Patriots do Ruanda e dos malgaxes do GNBC.

Com o pontapé de saída da Divisão Nilo, do Ferroviário, inicialmente marcado para Março último em Monastir, na Tunísia, o alastramento do novo coronavírus no continente obrigou a patrona da competição, a NBA, em coordenação com a FIBA, a adiar a prova. Porém, os últimos sinais de ligeiro abrandamento da pandemia em alguns cantos, em particular no Ruanda, que poderá acolher todas as 12 equipas, é visto como razão para a realização da primeira experiência desta prova em África.

Para o Ferroviário, que recebeu o aval governamental para voltar mais cedo à quadra em face deste compromisso internacional, o regresso aos treinos será feito observando as medidas protocolares sanitárias, a começar pela despistagem da Covid-19, com testes a toda a estrutura de basquetebol, ou seja, equipa técnica, jogadores, clínicos, staff de apoio. Os testes devem acontecer a partir desta segunda-feira, devendo então a equipa de Milagre Macome iniciar na próxima, no Estádio da Machava, por duas semanas neste local, a sua preparação. A escolha do local, segundo Isidro Amade, responsável máximo da bola ao cesto nos “locomotivas” da capital, visa respeitar as medidas indicadas pelas autoridades sanitárias, em consonância com os responsáveis pela área do Clube Ferroviário de Maputo, no caso Raul Cossa. 

Por: Gilberto Guibunda
Foto: Arquivo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in REPORTAGEM