Connect with us

OPINÃO

MALHANGALENE DE TICO-TICO “MADODA” E OUTROS CRAQUES

MALHANGALENE DE TICO-TICO “MADODA” E OUTROS CRAQUES

Nas últimas décadas o Bairro da Malhangalene é referenciado pela figura de Tico-Tico, melhor marcador de todos os tempos dos “Mambas”, que nasceu no histórico Bairro da Mafalala. Até porque o ex-capitão dos “Mambas” iniciou-se no Estrela Vermelha, um clube localizado perto da casa onde residia.

 

Sabe-se que, depois, na companhia de alguns amigos, decidiu-se por jogar pelo Desportivo. Ainda nos primeiros anos de formação foi jogar por uma época no Maxaquene, regressando ao Desportivo, de onde foi para o Sporting de Portugal, sem sucesso, passando pelo Estrela de Amadora. O seu regresso a Moçambique foi forçado pela vontade de representar a Selecção Nacional e o destino colocou Jomo Sono no seu caminho, que o levou para fazer uma carreira marcante, como também brilhante na África do Sul, com a camisola do Jomo Cosmos, Orlando Pirates, Supersport United, Maritzburg e durante muito tempo foi o melhor marcador estrangeiro na “terra do rand”.

O escritor Juvenal Bucuana, irmão mais velho de Tico-Tico, que nasceu em Xai-Xai, residiu na Malhangalene, depois de ter vivido no Bairro Indígena, por onde também cresceu Agostinho do Rosário, actualmente Primeiro-Ministro.

Por: Joca Estêvão

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in OPINÃO