Connect with us

REPORTAGEM

NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES SÓ VOTAM ASSOCIAÇÕES

NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES SÓ VOTAM ASSOCIAÇÕES

O último pleito eleitoral na Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), realizado no dia 28 de Novembro, que culminaram com a eleição de Eneas Monteiro Comiche como presidente, acabaram por novamente ser contestadas por ainda os estatutos abrirem espaço para os membros-fundadores votarem. Reagindo, a este imbróglio que continua a imperar na patinagem, o Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, afirmou que os próximos presidentes da FMP devem ser eleitos com base no voto das Associações, conforme rege a Lei do Desporto.

“Nas próximas eleições, as Associações é que devem votar para eleição do presidente da Federão da Patinagem. Esse é que o principio correcto que deve constar dos estatutos no próximo pleito eleitoral. É preciso perceber que a criação dos membros-fundadores foi algo temporário e não pode definitivo. Portanto, na altura por força das circunstâncias surgiram os membros-fundadores, que fizeram o seu trabalho e muito bem, mas agora é preciso passar esse poder voto unicamente para as Associações. Aliás, os próprios membros-fundadores, sendo pessoas que gostam da modalidade, devem ser eles a incentivarem a criação de Associações e não aparecem apenas para votarem. Este é um trabalho que deve ser feito nos próximos quatro anos pelo presidente eleito no sentido das próximas eleições só termos Associações a votarem”, frisou, reiterando que espera maior dinamismo da actual direcção no tratamento do processo de criação e legalização das Associações, algo que já deveria ser feito pelo anterior pelo elenco, liderado por Nicolau Manjate. Recorde-se que no escrutínio de 2016, na altura o Ministro da Juventude e Desporto, tinha recomendado para que se mudasse os estatutos, algo que não chegou a acontecer.

Sublinhe-se que o artigo 77 da Lei do Desporto refere que as Federações Desportivas são de âmbito nacional e constituídas por Associações Desportivas.

Por: IVO TAVARES
Fotos de Arquivo

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in REPORTAGEM