Connect with us

LINHA DE PASSE

… E A CARAVANA (NÃO) PASSA

… E A CARAVANA (NÃO) PASSA

Ana Salgado lembrou-me e eu tenho o prazer de citá-la sobre a máxima que diz que “um sábio ditado árabe diz que apesar de os cães ladrarem, a caravana segue o seu caminho, ou seja, nada irá impedir que a caravana siga o seu rumo. A expressão significa que se devem ignorar as provocações que possam impedir o progresso e esquecer as críticas que não sejam construtivas.”

Também lembro-me de José Mourinho, técnico português contestado por alguns quando no Chelsea, na euforia de uma das suas conquistas decidiu usar a expressão também muito utilizada pelos seus compatriotas, na mesma circunstância, deixando os ingleses muito baralhados. Surgiram interpretações de vária ordem. Houve até quem achasse que Mourinho quis chamar de cães aos adversários e até houve quem analisasse a frase como uma indireta do treinador do Chelsea para os seus inimigos, a quem quereria dar “umas dentadas”. No final, percebeu- -se o sentido que “Mou” quis a dar em relação à contestação às suas origens e da forma de estar da sua equipa.

Busquei essa máxima para ir ao encontro dos vários acontecimentos que amiúde acompanho por cá, mas ao invés de fazer referência a ela tal como é, preferi fazer um trocadilho, dizendo: os cães ladram e a caravana (não) passa.

Joca Estêvão

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in LINHA DE PASSE