Connect with us

REPORTAGEM

ESTADO IRÁ REDUZIR APOIO QUE PRESTA AOS CLUBES (1)

ESTADO IRÁ REDUZIR APOIO QUE PRESTA AOS CLUBES (1)

Boa parte dos clubes desportivos nacionais depende do apoio do Estado para a sua sobrevivência, através do financiamento que as empresas públicas ou por si comparticipadas direccionam aos mesmos, assim como acontece com o Moçambola, que é a maior prova futebolística do país.

O Estado mantém-se desse modo como o garante do financiamento e execução dos planos de actividades desses clubes, sobretudo vinculados às empresas públicas, e que mais atenção prestam à alta- -competição em detrimento da formação e massificação.

Trata-se dos clubes Ferroviários, Costa do Sol, Maxaquene, União Desportiva do Songo, Associação Desportiva de Vilankulo, respectivamente vinculados aos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Electricidade de Moçambique (EDM), Aeroportos e Linhas Aéreas de Moçambique (ADM e LAM), Hidroeléctrica da Cahora Bassa (HCB) e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), entre outros que directa ou indirectamente recebem financiamentos de empresas públicas. Temos casos do Matchedje e Estrela Vermelha, clubes sediados na capital do país e que viviam ou continuam a viver de fundos do Estado.

Por: SALVADOR NHANTUMBO

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in REPORTAGEM