Connect with us

QUE SE JOGUE MAIS DENTRO DO CAMPO DO QUE FORA DELE!

Arranca sábado, no Campo Municipal de Alto Makassa, em Vilankulo, a edição-2021 do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, a maior e mais importante prova futebolística nacional, prova esta que deixou um enorme vazio em 2020 por conta da terrível pandemia viral da Covid-19, que não só paralisou o desporto mas o país no seu todo. O Moçambola vai arrancar com a tradicional cerimónia de abertura, um evento geralmente colorido. Trata-se do campeonato da nossa auto-estima, do nosso orgulho e, acima de tudo, da unidade nacional. Deste campeonato esperamos muito. Muita competitividade, adrenalina, golos e futebol de alto nível. Afinal esta é a fina-flor do futebol nacional. Em meio a essa adrenalina e do bom futebol há sempre muita polémica, acusações e suspeições.

 

O que queremos, como agentes deste desporto, é uma prova mais disputada em campo do que fora dele. Queremos um campeonato no qual os principais protagonistas são os jogadores e não os árbitros, comentadores ou dirigentes. Pretendemos uma prova onde os jogos são vencidos pelos melhores, os derrotados aceitam o fracasso e o árbitro é sempre invisível. É esse o Moçambola, carregado de altos valores do desportivismo, o fair-play, que pretendemos.

Precisamos de uma prova que seja um espelho das boas maneiras moçambicanas, onde a liberdade de um termina onde começa a do outro. O Moçambola não deve continuar aquela prova na qual o campeão não é consensual.

Por: SÉRGIO MACUÁCUA

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in OPINÃO