Connect with us

OPINÃO

RELVADO PODE CONDICIONAR APROVAÇÃO DO ENZ

RELVADO PODE CONDICIONAR APROVAÇÃO DO ENZ

AConfederação Africana de Futebol (CAF) emitiu recentemente mais uma nota a solicitar às federações dos países-membros para enviarem relatórios sobre a situação actual dos seus estádios o mais tardar até quarta-feira, dia 14 de Julho, a anteceder o início, em Setembro próximo, da fase de grupos de qualificação ao Mundial/Qatar-2022. Assim, cabe às entidades ligadas ao licenciamento de clubes desses países fazerem a inspecção dos respectivos estádios e enviarem os relatórios à CAF, que vai apreciar e chancelar a aprovação ou não dos mesmos até 21 de Julho.

Internamente, o Departamento de Licenciamento de Clubes (DLC), órgão subordinado à Federação Moçambicana de Futebol (FMF), está encarregue de fazer a inspecção preliminar recomendada pela CAF de todos aspectos técnicos contidos na circular do organismo que gere a modalidade ao nível de África para avaliar o estado actual do Estádio Nacional do Zimpeto, depois da sua aprovação (temporária) em Outubro do ano passado, a anteceder a fase de qualificação ao CAN Camarões-2021, do qual Moçambique foi afastado.

A grande preocupação neste momento tem e ver com estado do relvado, que carece de substituição, atendendo que foi implantado há sensivelmente 10 anos, no âmbito da organização dos Jogos Africanos/ Maputo-2011. A situação do relvado, cujas intervenções (últimas) para a sua melhoria tiveram lugar a anteceder os jogos de apuramento ao CAN, deteriorou-se com a entrada do Inverno. As actuais condições climatéricas não favorecem, por um lado, a implantação duma nova relva, que precisa numa situação normal de três meses para desenvolver e estar no ponto. Portanto, não é possível ter nova relva em condições de ser usada dentro do intervalo que nos separa de Setembro, altura em que os “Mambas” receberão a Costa do Marfim em jogo da primeira jornada de qualificação ao Mundial. Sendo assim, a única alternativa são novas intervenções para reanimar já agora a relva.

Por: SALVADOR NHANTUMBO

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in OPINÃO