Connect with us

FUTEBOL

LEGIÃO MOÇAMBICANA EM ACÇÃO EM ÁFRICA E EUROPA

Foto do Arquivo: Depois de boa performance nos “Mambas”, é expectável que Geny Catamo que se estreie pelo Sporting, na Taça de Portugal.

LEGIÃO MOÇAMBICANA EM ACÇÃO EM ÁFRICA E EUROPA

Vários futebolistas moçambicanos estarão em acção em vários países africanos e europeus e em diferentes competições no presente fim-de-semana, com destaque para Luís Miquissone que, sábado, desloca-se com o seu Al Ahly do Egipto, para Niamey, capital do Niger, para medir forças com a Union Sportive da Gendarmerie Nationale (USGN), em jogo da primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

Vencedor das últimas duas edições da Liga dos Campeões Africanos, o Al Ahly foi isento da pré-eliminatória, enquanto o USGN afastou, nessa fase da competição, o LE Messager Ngozi, do Burundi, com o agregado de 2-1 (1-0 e 1-1).

Este será o primeiro jogo do craque moçambicano pelo decacampeão africano de futebol na Liga dos Campeões, depois de já ter feito outros dois, primeiro para a Super Taça e depois para os oitavos-de-final da Taça do Egipto, perdido, por 2-3, aos penaltes, para o El Geish e ganho ao ENPPI, por 1-0.

No entanto, a acção dos moçambicanos fora de portas começa amnhã quando, as 21h45, o Sporting Clube de Portugal, do jovem craque de 20 anos de idade, Geny Catamo – autor do único golo dos “Mambas” nos jogos de qualificação ao “Mundial” do Qatar-2022 – deslocar-se ao Estádio do Restelo para defrontar o FC Belenenses SAD, em partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Entretanto, ainda na Europa, o primeiro a entrar em campo será o avançado Reginaldo Faite, com o FK Akzhayik a receber a visita do FK Turano, às 11;00 horas, em jogo da 24ª jornada do Campeonato do Cazaquistão. O clube do moçambicano soma 30 pontos em sétimo lugar, menos 23 pontos que o líder Astana.

Seis horas depois, na França, o Lille, de Reinildo Mandava, visita o Clermont Foot, em jogo da 10ª jornada da Ligue-1. Depois de um mau arranque do campeonato, em que teve uma vitória, dois empates e três derrotas nas seis primeiras jornadas, a equipa do lateral esquerdo moçambicano vem de uma boa sequência com três vitórias consecutivas, mas ainda está longe dos lugares do pódio, somando 14 pontos, menos 10 que o líder PSG. O seu adversário ocupa o 15º lugar, com 10 pontos.

De volta a África, na vizinha África do Sul, o primeiro a jogar é o defesa esquerdo Edmilson Dove, do Cape Town City FC, que, as 15:30 horas, vai ao terreno do Sekhukhune United. Duas horas depois, o Baroka FC, do médio Manuel Kambala, vai à cidade de Pretória para enfrentar o Super Sport United. Os dois jogos são pontuáveis para a sétima jornada da Liga Sul-africana, em  que o Baroka FC está melhor posicionado, e, oitavo na tabela classificativa, com sete pontos, mais um que o Cape Town City FC, em 10º lugar. Os seus adversários, Super Sport United é segundo com 12 pontos, menos quatro que o líder Mamelodi Sundowns, enquanto que o Sekhukhune United é sétimo com oito pontos, respectivamente.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in FUTEBOL