Connect with us

BASQUETEBOL

COM DUPLO-DUPLO DE UBISSE: “LOCOMOTIVAS” DE CHIVEVE “TRUCIDAM” MATERO MAGIC

Foto da FIBA-ÁFRICA: Helton Ubisse arrancou um duplo-duplo

COM DUPLO-DUPLO DE UBISSE: “LOCOMOTIVAS” DE CHIVEVE “TRUCIDAM” MATERO MAGIC

Conduzido por um duplo-duplo de Helton Ubisse (14 pontos e 16 ressaltos), o Ferroviário da Beira “trucidou” o Matero Magic da Zâmbia, por 81-51, na primeira jornada do Grupo “F” da Divisão Este de qualificação para Basketball Africa League (BAL) que se disputa desde hoje em Joanesburgo (África do Sul) até sábado.

Os “locomotivas” de Chiveve sempre estiveram em vantagem (26-10, 21-17, 21-7), até que tiraram o pé do acelerador no derradeiro quarto (13-17), quando estava consumado o triunfo, até porque amanhã, às 12:00 horas, têm uma importante partida diante de Roche-Bois Warriors Sports Club, das Maurícias, em partida da segunda jornada.

Helton Ubisse foi o destaque da partida, ao fazer um duplo-duplo: 14 pontos e 16 ressaltos (quatro ofensivos e 12 defensivos). O poste moçambicano fez ainda duas assistências e contabilizou um tiro nos 29 minutos e 57 segundos que esteve em campo.

Entretanto, o “cestinha” do jogo foi o reforço canadiano Jermel Kennedy, que apontou 16 pontos nos 25 minutos e 17 segundos em que foi utilizado. O extremo ainda contribuiu com quatro ressaltos (um ofensivo e três defensivos), quatro assistências e dois roubos de bola. O técnico espanhol do Ferroviário da Beira apostou num cinco composto pelo recuperado americano William Perry, Ismael Nurmamad, Jermel Kennedy, Helton Ubisse e Elves Honwana.

Além do Ferroviário da Beira, disputam o apuramento o Cape Town Tigers, da África do Sul, o Roche Bois Warriors, das Maurícias, e o Matero Magics, da Zâmbia.

Este processo de qualificação está dividido em seis grupos, com duas divisões: Este e Oeste. A Divisão Este é composta pelos grupos “A” (AS Police, do Mali, Boufarik, da Argélia, Prédio Basketball, de Cabo Verde, SLAC, da Guiné-Conacri), “B” (Académie D’or Des Archers, da Burquina Faso, ASPAC, do Benin, AS Nigelec, da Nigéria, e Societe Omnisport de L’armee, da Costa do Marfim), e “C” (CB Mazembe, do Congo Democrático, Forces Armees et Police, de Camarões, Malabo Kings, da Guiné Equatorial, Tondema, da República Centro-Africana, e uma equipa por apurar do Gabão).

Pela Divisão Oeste estão os grupos “D” (ASCUT, de Madagáscar, Cobra Sport, de Sudão do Sul, Hawassa City, da Etiópia, e Ulinzi Warriors, do Quénia), “E” (Bravehearts do Malawi, City Oilers, do Uganda, Kurasini Heats, da Tanzania, e New Stars, do Burundi) e “F” (Ferroviário da Beira, Cape Town City, da África do Sul, Metero Magic, da Zâmbia, e Rochie Bois Warriors, das Maurícias). À excepção do grupo do Ferroviário da Beira (“F”), que disputa o torneio de apuramento entre os dias 21 e 23 de Outubro, os outros cinco jogarão entre os dias 26 e 31 de Outubro, em Conacri (“A” e “B”), Yaoundé (“C”), Dar-es-Salaam (“D” e “E”).

Depois serão apurados os dois primeiros classificados de cada grupo, continuando as duas divisões: Este e Oeste. A primeira vai disputar-se entre os dias 16 e 21 de Novembro e a segunda entre os dias 14 e 19 de Dezembro. É a partir destas duas conferências que sairão as seis equipas da BAL, três de cada conferência, às quais se juntarão outras quatro para a chamada “elite 16”. Destas 16 equipas, oito em cada conferência, avançam as primeiras três de cada série, perfazendo as seis necessárias para as 12 da fase final da BAL.

Lembre-se que há seis vagas permanentes (por conta do ranking), neste momento ocupadas pelos campeões de seis federações de Angola, Egipto, Nigéria, Senegal, Tunísia e Ruanda, este último como país anfitrião da edição 2022. O Marrocos estava entre as seis federações da BAL-2021. Para esta temporada o campeão da Liga Marroquina deverá apurar-se através da prova qualificativa da Liga de Basquetebol de África (Road to BAL). A referida equipa juntar-se-á na Elite 16 em Novembro.

Jornalista/ Gestor de Website: www.jornaldesafio.co.mz Email: deanof.adolfo@gmail.com

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in BASQUETEBOL