Connect with us

FUTEBOL

CAN FEMININO MARROCOS-2022: MOÇAMBIQUE EM MISSÃO ESPINHOSA FRENTE A RAS

Foto do Arquivo: Selecção nacional joga pela honra amanhã frente a África do Sul

CAN FEMININO MARROCOS-2022: MOÇAMBIQUE EM MISSÃO ESPINHOSA FRENTE A RAS

A selecção nacional feminina de futebol joga amanhã, pelas 15:00 horas, no FNB Stadium (ex-Soccer City), Joanesburgo, diante da África do Sul, em desafio pontuável para a segunda “mão” da primeira eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar em Marrocos, em 2022.

Este jogo acontece uma semana depois de a turma moçambicana ter consentido uma humilhante derrota (7-0), diante das endiabradas “Banyana Banyana”, nome de guerra da selecção sul-africana, no jogo da primeira “mão”. Será praticamente uma missão impossível reverter este resultado.

Depois de terem escalado o território sul-africano na tarde do último domingo, o combinado nacional realizou, hoje, a única sessão de treino no FNB Stadium, local escolhido para este embate. Lembre-se que inicialmente, o jogo estava marcado para o Dobsonville Stadium, no famoso subúrbio de Soweto.

“Antes de sair de Maputo, procurámos recuperar mentalmente a equipa porque estava abatida psicologicamente. As meninas ficaram afectadas e sabíamos que era necessário fazer um trabalho mental forte para poderem encarar o jogo de hoje com mais confiança. No treino de hoje, trabalhámos nos aspectos defensivos e ofensivos, sobretudo nas transições rápidas da defesa ao ataque. Temos que ser mais certeiras e evitar cometer erros”, explica Felizarda Lemos (Fifi), seleccionadora nacional.

Com 20 jogadoras à sua disposição, Fifi contará com a integração de Néuzia Colete (Costa do Sul) e Samira Latifo (Viveiros de Nampula), ausentes no desafio anterior. Aliás, Samira conseguiu recuperar da mazela tida numa das sessões de treino.

O quarteto de arbitragem ido de Malawi será liderado por Mercy Kayira, coadjuvadapor Bernadettar Asimenye Kwimbira e Happiness Mbandamband , enquanto Eness Gumbo assumirá o papel de quarto árbitro.  

Anotar que a fase final do CAN está prevista para os meses de Julho e Agosto de 2022, depois de ter sido cancelada devido à eclosão da pandemia da Covid-19.   

Frisar também que na corrida ao CAN de futebol feminino, para além de Moçambique, há três países de expressão portuguesa, com Angola a enfrentar o Botswana, São-Tomé e Príncipe a jogar com o Togo e Guiné-Bissau a medir forças com a Mauritânia.

O vencedor desta eliminatória (África do Sul-Moçambique) vai enfrentar quem ganhar no embate entre Argélia e Sudão. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in FUTEBOL