Connect with us

MOÇAMBOLA

BLACK BULLS CAMPEÃ NACIONAL

Foto da ABB: ABB celebra o seu primeiro título de campeão nacional de futebol.

BLACK BULLS CAMPEÃ NACIONAL

A equipa da Associação Black Bulls (ABB) conquistou, hoje, o seu primeiro título de campeão nacional de futebol.

Uma vitória (3-1) na recepção ao Ferroviário da Beira, em jogo inserido na 25ª jornada do Moçambola-2021, permitiu a celebração do título, a uma jornada do término da prova. 

Com este triunfo, a Black Bulls, que só precisava de um empate para chegar ao título, passa a somar 57 pontos, contra 50 dos “locomotivas” do Chiveve, que ocupam o segundo lugar.

Os números do Moçambola fazem da ABB um campeão inquestionável. Em 25 jogos somou 17 vitória, empatou por seis vezes e consentiu apenas duas derrotas.

O plantel da nova campeã recebeu ainda hoje o respectivo “canecão” das mãos do secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, que se fazia acompanhar pelos presidentes da Federação e da Liga Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat e Ananias Couana, respectivamente.

Os “touros” sucedem assim o Costa do Sol, que venceu o campeonato em 2019, e vão representar Moçambique nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos. O Ferroviário da Beira, como segundo classificado, vai disputar o acesso à fase de grupos da Taça CAF. 

Fundada em 2017, a ABB venceu a primeira prova que disputou: o Campeonato da cidade de Maputo, em 2018. No ano seguinte teve o mérito de classificar-se em primeiro lugar no Campeonato Nacional da II Divisão de Honra, que conferiu à equipa o direito de se qualificar ao Moçambola, que não foi realizado em 2020 devido à falta de condições sanitárias para enfrentar a pandemia da Covid-19. Agora conquistou o título mais cobiçado do país. 

Entretanto, a uma jornada do fim ficaram conhecidas as três equipas que a partir do dia 21 de Novembro irão disputar, em Inhambane, a “liguilha” para o apuramento da décima segunda equipa que irá disputar o próximo Moçambola. Trata-se do Matchedje de Mocuba, Desportivo de Maputo e Textáfrica do Chimoio.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
Publicidade

More in MOÇAMBOLA