Connect with us

ROSTOS & RASTOS

INÉDITO CORTE DE MESSIAS PARA FORA DO ESTÁDIO DA MACHAVA

Foto de Jaime Machel: É triste o que acontece com os antigos praticantes em quase todos os clubes. Demos tudo e estamos esquecidos

INÉDITO CORTE DE MESSIAS PARA FORA DO ESTÁDIO DA MACHAVA

Chama-se Fernandino Pascoal Guilaze, de nome verdadeiro, mas o ex-defesa central popularizou-se como Messias no Costa do Sol, desde os tempos do Benfica. É dos defesas centrais mais duros que Moçambique aprendeu a amar. Era duma rijeza de fazer inveja ao mais bravo dos pinheiros das dunas. Nos duelos que travou, quase sempre passou o homem e ficou a bola. Porque não permitia veleidades. Impunha muito respeito, que muitas vezes se cambiava em medo em quem ia a lances de bolas divididas consigo.

Foi assim o seu modus vivendi ao longo da carreira, iniciada em 1972, no Indo-Português, donde Martinho de Almeida foi tirá-lo para o ex-Benfica, em 1976, para formar aquele temível Costa do Sol repleto de guerreiros como Eduardo, Sérgio, Moiana, Afonso Eusébio, Nelito, Vitorino, Gito, Tinga, Artur Semedo, Sergito, Ramos, Nito, Caldeira, Zaza, Gil Guiamba, Luís Siquice, Tomás, entre outros “tropas” que garantiram a conquista dos primeiros campeonatos da história do clube, em 1979 e 1980, bem como a primeira Taça de Moçambique, em 1980.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in ROSTOS & RASTOS