Connect with us

ROSTOS & RASTOS

EU ERA UM DEFESA MUITO MAU!

Foto de J. Machel: Eu era um defesa muito mau. Mas nunca disputei lances com intenção de magoar alguém

Um dia, em princípio dos anos 90, um menino que responde pelo nome de Dário Ivan Calu Khan contrariou a vontade da dona Paulina Filimone Nguenha, sua mãe, e foi bater à porta da Universidade Pedagógica (UP), pedindo para se iniciar no clube, acabadinho de emergir. Foi admitido, embora não soubesse ao certo se queria ser defesa, avançado ou guarda-redes. Acabou por experimentar tudo, até os técnicos descobrirem nele um potencial defensor. Grudou-se nessa posição. E deu no que deu. Nascia um dos maiores centrais de marcação de Moçambique.

A passagem pela UP foi efémera. O Desportivo de Maputo foi tirá-lo para as suas escolas. Aqui fez toda a formação até atingir os seniores. Era o início de grandes cavalgadas, que atraíram a cobiça do Ferroviário, Liga Desportiva e Costa do Sol, no que ao futebol doméstico diz respeito. Sim, porque depois a fasquia subiu. Começou a carreira internacional, porque o Al-Hilal do Sudão lhe abriu as portas, em 2004. Cinco anos depois, depois de conquistar três campeonatos e três taças, ruma para o Ismaily do Egipto, por um ano, antes de escalar a terceira e última equipa da diáspora, o Al-Kharitiyath, do Qatar, emblema que representou por três temporadas e meia.

Em todos esses clubes celebrizou-se com a imagem de durão e ele assume que, realmente, era isso que queria ser: “Bad As I Wanna Be”, como diria o excêntrico Dennis Rodman, o eterno Verme. E Dário, de facto, trabalhou o seu físico para subsidia-lo na sua postura como defesa. Com o tempo, o treino, aliado a corridas, robusteceu a sua musculatura, enrijeceu-lhe os tendões, o que lhe tornava num poço de forças, um jogador vigoroso e incansável. Quase imbatível no um-para-um. Muitas vezes temido, também. E mesmo quando foi fazer a sua última época em 2016/17, no Desportivo, notava-se que o seu fulgor mantinha-se inabalável. Incólume!

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in ROSTOS & RASTOS