Connect with us

INTERNACIONAL

EXCLUSÃO DA RÚSSIA DOMINA CONGRESSO DA FIFA

EXCLUSÃO DA RÚSSIA DOMINA CONGRESSO DA FIFA

A EXCLUSÃO das equipas russas das competições europeias e mundiais vai merecer debates hoje, em Doha, Qatar, durante a 71.ª edição do congresso anual da Federação Internacional de Futebol (FIFA), onde tomarão parte os 221 membros filiados ao organismo que rege o futebol mundial, incluindo Moçambique.

Em causa estão as suspensões impostas pela entidade que regula o futebol europeu e a FIFA, que proibiram a participação de selecções e clubes russos em competições europeias e mundiais. A medida punitiva foi avançada devido à invasão da Ucrânia e esta mudança será estudada à luz dos acontecimentos neste Congresso.

“A FIFA condena o uso da força pela Rússia na Ucrânia e qualquer tipo de violência para resolver conflitos. Violência nunca é uma solução, e a FIFA pede para todos os envolvidos restabelecerem a paz através do diálogo construtivo. A FIFA também continua a expressar solidariedade a todas as pessoas afectadas por esse conflito”, lê-se numa nota emitida pela FIFA.

Na mesma esteira, será analisada a questão relativa à alteração ao Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores abordando o excepcional. Anotar que no dia sete 7 de Abril, a  FIFA vai abrir uma janela especial de transferências para jogadores estrangeiros que estejam sob contrato com clubes ucranianos e russos, para que eles troquem de equipa, a princípio temporariamente, por causa da guerra entre os dois países.

A outra novidade que será apresentada nesta reunião tem que ver com a aprovação do Relatório Anual de 2021, que traz informações financeiras e o planeamento orçamentário para 2023.

Moçambique faz-se representar por uma delegação chefiada pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, e que integra o vice-presidente da Alta Competição, Amir Gafur e Secretário-Geral, Hilário Madeira.

Durante a sua estadia, o presidente da FMF irá participa numa sessão de trabalho com o Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, e os 54 presidentes das federações dos países africanos. 

Por outro lado, a delegação irá participar no sorteio do Mundial Qatar 2022, a ter lugar amanhã, no dia 1 de Abril de 2022.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in INTERNACIONAL