Connect with us

ROSTOS & RASTOS

CAROLINA ARAÚJO E A HISTÓRIA DO RECORDE OLÍMPICO EM SEUL

CAROLINA ARAÚJO E A HISTÓRIA DO RECORDE OLÍMPICO EM SEUL

Na natação popularizou-se com o primeiro nome e o apelido, mas, para que conste, a sua identidade completa é Carolina Manuel Lopes de Araújo. É filha de Manuel Garrido Mendes de Araújo e de Maria Teresa do Rosário Lopes de Araújo, casal que a trouxe ao mundo depois da sua irmã, Ana Araújo, também uma notável ex-praticante da natação.

Por aquilo que fez nos seus tempos de praticante, a nossa entrevistada habita, sem favores, o subconsciente de muitos amantes do desporto nacional, que sempre se lembrarão de si como uma verdadeira rainha da natação dos anos 80, ela que tanto dominou o sector feminino ao ponto de, inclusive, ser autorizada a competir com homens para puxarem por ela com o fito de melhorar as suas marcas.

O seu domínio na natação foi tão inquestionável que desde que se iniciou, no longínquo ano de 1975, sempre foi campeã em todos os estilos, o que se prolongou por quase década e meia, visto que se retirou das águas em 1989. Para trás ficavam muitos títulos e recordes. Aliás, neste quesito bateu os recordes absolutos de todos os estilos, excepto o dos 100 metros bruços, sendo que alguns dos recordes vigoraram por mais de 20 anos.

Quando as altas performances resultaram na sua selecção entre os atletas que Moçambique levaria à 24ª edição dos Jogos Olímpicos (Seul-88), ela não enjeitou a oportunidade de fazer história e se tornou na primeira recordista olímpica dos 50 metros livres, prova que nessa edição foi incluída pela primeira vez no “menu” da modalidade. Entretanto, a sua marca seria batida minutos depois, noutra série qualificativa. Mas ficou esse brilhante registo histórico, que orgulha os moçambicanos.

A sua carreira terminou por conta do ingresso na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), pois aí começaram as dificuldades de gestão das obrigações académicas e dos treinos de alta competição. Tinha que fazer uma escolha. Ponderou os prós e os contras. Resultado: jogou no seguro e deu prioridade à formação. A Dra. Carolina é, de há um tempo para cá, Ginecologista Obstetra.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in ROSTOS & RASTOS