Connect with us

REPORTAGEM

PRIMEIRO MOÇAMBOLA SEM MAXAQUENE E DESPORTIVO

Foto de Arquivo: Maxaquene e presentemente estão juntos na segundona

PRIMEIRO MOÇAMBOLA SEM MAXAQUENE E DESPORTIVO

Arrancou sábado a disputa do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola, o primeiro sem os centenários Maxaquene e Desportivo, que durante anos fizeram história no futebol moçambicano.

Antes da independência, saliente-se, tanto o Maxaquene como Desportivo conquistaram vários troféus em diversas modalidades que movimentaram desde a sua existência. Depois de 1975, no futebol, os “alvi-negros” ganharam seis campeonatos (1977, 1978, 1983, 1988, 1995 e 2006) e o Maxaquene cinco (1984, 1985 e 1986, 2003 e 2012).

Realça-se que neste Campeonato Nacional, além destes dois emblemas históricos estão também ausentes outros antigos campeões nacionais. São os casos do Textáfrica do Chimoio (1976), Têxtil do Púnguè (1981) e Matchedje (1987 e 1990).

Todos esses clubes não têm estado de “boa saúde” já há algum tempo, sobretudo no campo financeiro, não havendo, por isso, perspectivas de retorno à ribalta a breve trecho.

O Textáfrica do Chimoio, primeiro campeão nacional, participou do último campeonato e já nessa altura mostrava-se sem suporte para competir ao mesmo nível que no tempo em que se tornou um dos grandes do futebol deste país. O facto de não poder dar garantias em contrapartidas aos parceiros (o Textáfrica não tem infra-estruturas próprias), debilita-lhe cada vez mais.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in REPORTAGEM