Connect with us

ROSTOS & RASTOS

CHICO JOÃO, O MENINO BONITO DE SKABA

Félix Matsinhe: Na verdade eu era polivalente, porque jogava bem em todas posições, incluindo à baliza

Chama-se José Manuel Chico João, mas popularizou-se com o nome de Chico João. Revelou-se nos anos 80 como um lateral direito com uma forma moderna de abordar o corredor. Subia e descia de forma pouco comum à época. Notabilizou-se no Estrela Vermelha, deu cartas no Desportivo de Maputo e, finalmente, abraçou outros sonhos na antiga Suazilândia, onde brilhou no Denver Sundowns, Mhlambanyiatsi Rovers e Never Die. Foi jogador-treinador nas duas últimas e treinador principal na primeira, ele que pelo menos por uma vez teve o privilégio de jogar pela selecção, nos tempos de Belmiro Manaca, com quem foi às Maurícias.

Chico nasceu em Quelimane, da união de Manuel Chico João e Helena Inácio dos Santos Saíde, a 25 de Abril de 1960, mas veio a Maputo em 1962, com apenas dois anos de idade. E nunca mais voltou às origens.

“Quando jogava fui lá umas vezes. Na última um familiar veio perguntar por mim no hotel onde estávamos hospedados, mas como usou o meu primeiro nome ninguém conhecia o José porque no clube fui sempre Chico João”, conta.

Podia ter conhecido a sua terra natal de outra forma. O pai quis levá-lo um ano desses, mas a aquafobia impediu que isso acontecesse.

“O meu pai convidou-me um ano desses. Disse-me que depois de chegarmos a Quelimane tínhamos que atravessar um rio de canoa para chegarmos à nossa zona, o que na altura me assustou. Ele foi sozinho e felizmente chegou bem ao destino e voltou”.

Para dizer que, definitivamente, a vida de Chico João foi feita em Maputo.

“Estudei aqui até à 9ª classe do Antigo Sistema de Educação. Em 1978 frequentei um curso de construção civil e tornei-me fiscal técnico de obras. Trabalhei no Ministério das Obras Públicas como fiscal de obras, com destaque para as da Escola Internacional de Maputo, Escola Secundária da Polana, Escola Primária de Bagamoyo, Escola Secundária Noroeste-2, entre outras obras em Maputo e Catembe”.

Mas é o lado futebolístico que mais nos interessa. Então vamos a isso…

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in ROSTOS & RASTOS