Connect with us

REPORTAGEM

MAMBAS GANHARAM OITO VEZES FORA EM 41 ANOS DE QUALIFICAÇÕES AO CAN

Foto de Arquivo: Nestes rapazes reside a expectativa de mais vitórias fora de portas

MAMBAS GANHARAM OITO VEZES FORA EM 41 ANOS DE QUALIFICAÇÕES AO CAN

Moçambique iniciou disputas internacionais a partir de a partir de 1979, a nível de clubes, em provas sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF). A estreia, recorde-se, foi com o Desportivo e Maxaquene a defrontar o Matlhama do Lesoto e Sotemá de Madagáscar, nas Taça dos Clubes Campeões (Liga dos Campeões) e a Taça das Taças (Taça CAF), respectivamente.

Ao nível das nações, Moçambique disputou a primeira qualificação ao CAN em 1981, cuja fase final realizou-se em 1982. De lá a esta parte, a selecção nacional venceu apenas por oito vezes em jogos realizados “fora de portas” em campanhas de qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN).

As vítimas de Moçambique foram o Botswana (0-3), Maurícias (1-3), Tanzânia (0-1), Botswana, de novo, mas por um-a-zero, Comores (0-1), Ruanda (2-3), Zâmbia (0-1) e Benin (0-1), com quem tinha empatado no CAN-2010, com golos de Miro (29 minutos) e Gonçalves Fumo (54’) pelos Mambas, e Omotoyossi (14’) e auto-golo de Dário Khan (20’), para o Benin.

GOLEADA

NO INÍCIO

DAS CAMPANHAS

Foi no precisamente diante do Lesoto, que Moçambique estreou-se em jogos de apuramento ao CAN. Nesta partida histórica, referente a primeira mão da pré-eliminatória, o combinado nacional venceu por seis bola a uma, com cinco golos marcados pelo avançado João Cossa. Nessa eliminatória, Moçambique teve a primeira derrota fora de portas, 1-2, passando a eliminatória com um agregado de 7-3.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in REPORTAGEM