Connect with us

OPINÃO

desafio, CHIQUINHO CONDE E LURDES MUTOLA*

Arquivo

O longínquo ano de 1987, mais concretamente na última semana do mês de Junho, no auge das celebrações do 12º aniversário da independência nacional, portanto há 30 anos, três acontecimentos marcaram o futebol, o atletismo e o jornalismo moçambicano:

Criação do jornal desafio, como publicação exclusivamente reservada à divulgação e cobertura de assuntos desportivos nacionais, regionais, continentais e internacionais. O jornal que sobreviveu a várias crises em recursos humanos, financeiros até os dias de hoje;

O surgimento do fenómeno Lurdes Mutola que o semanário desafio despoletou a 24 de Junho de 1987 e que viria a ser a atleta de elite no atletismo nacional, africano e internacional na prova dos 800 metros e que chegou a ganhar a única medalha de ouro em representação de Moçambique nos Jogos Olímpicos de Sidney, Austrália.

A transferência de Chiquinho Conde para o futebol profissional português, onde representou inicialmente a equipa do Belenenses. Passam 30 anos que o tempo levou e corroeu estes acontecimentos, mas que ninguém de bom senso pode esvaziá-los a nada, porque representam a ousadia do então Ministro da Informação, José Luís Cabaço, da Sociedade do Notícias, SA, que tiveram uma visão ampla e pragmática de criar um jornal desportivo, como contribuição da informação moçambicana no Programa de Reabilitação Económica que então se iniciava.

Representava a abertura de fronteiras que haviam sido fechadas para o exterior, com a saída legal, com contrato do então jogador do Maxaquene, Chiquinho Conde, bandeira, também, nos anos subsequentes dos Mambas.

Representam a aposta numa atleta que viria, várias vezes a ser campeã de Moçambique, campeã africana, campeã mundial e vencedora da prova dos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Sidney na Austrália.

Salvo algumas excepções, muitos atletas de hoje ainda não tinham nascido quando estes factos ocorreram.

* Extracto da crónica de Boavida Funjua ( falecido), publicada em 2017 por ocasião da passagem dos 30 anos do Jornal Desafio, que pode ser lida íntegra na versão digital e impressa

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in OPINÃO