Connect with us

REPORTAGEM

HISTÓRIA: 35 ANOS A CORRER POR GOSTO!

O semanário “desafio” completou 35 anos no dia 24 de Junho. Fundado como presente para os desportistas de então por ocasião dos 12 anos de independência nacional, o jornal, que é referência no desporto nacional, resultou da transformação do que foi por algum tempo simplesmente um suplemento desportivo do jornal-mãe, o diário “Notícias”.

A demanda que se assistia na procura de informação desportiva no país é que levou à criação de um jornal especializado no tratamento de assuntos desportivos. Na sua versão original, o desafio nasceu com duas cores (azul e branco) e era publicado numa primeira fase às quartas-feiras, à tarde. Depois passou a ser publicado às segundas-feiras e por um período curto saiu à rua às segundas e sextas, até que depois passou a sair apenas às segundas.

O “desafio” teve igualmente uma fase em que era vermelho e branco. Na década passada, evoluiu para um semanário a cores. Durante os 35 anos de existência, o semanário tornou-se na principal fonte de história do desporto deste país. Aliás, na sua primeira edição, contou a história de Lurdes Mutola, uma miúda prodígio que se atrevia a jogar futebol federado com os homens, algo impensável quanto ilegal na altura.

Igualmente, acompanhou os melhores momentos do nosso desporto, dos mundiais de atletismo ao de basquetebol, dos africanos, passando pelos Campeonatos das Nações Africanas, até aos Jogos Olímpicos, tendo, por essa via, um arquivo riquíssimo e sem paralelo.

Nestes anos foi, igualmente, escola de jornalismo desportivo do país, tendo passado por aqui muitos escribas que viraram referência obrigatória na veiculação de informação desportiva, desde a rádio, passando pela televisão e imprensa escrita (jornais e sites).

O corpo redactorial do semanário “desafio” renova o compromisso de continuar a alimentar o estimado leitor com informação de qualidade, fazendo sempre jus ao “slogan” da casa: “Compromisso com os factos”.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in REPORTAGEM